A importância de valorizar e registrar a marca!

Todo grande negócio um dia foi uma idéia e toda grande marca em algum momento foi um rascunho em um papel talvez até (quase) esquecido!

Muitos empreendedores e empreendedoras, embora modestos no início de sua trajetória empresarial, possuem grandes aspirações para seus negócios. Alguns planejam apenas a estabilidade financeira com melhoria da renda e da qualidade de vida, outros buscam estar entre os gigantes do mercado.

Você investiu tempo, dinheiro (algumas vezes muito dinheiro) e muito de sua vitalidade, inteligência e competência no sucesso da empresa. Criou um "nome" para sua empresa(aquele "apelido" que damos ao negócio), e ele fez sucesso, cativou o público e ajudou o negócio a alcançar o planejamento desejado ou mesmo ir alem! 

Porém muitas vezes, entre o início da empreitada até o alcance da meta planejada(ou depois de alcançá-las), por melhor que o negócio esteja indo, surge um novo plano, um novo caminho a seguir e, com isso, o desejo de vender o negócio.

Você criou a "Empresa Exemplo"(nome fictício) e atua no ramo de comércio com vendas ao consumidor final. Seu negócio vai bem, gera lucros satisfatórios, porém seus planos agora são outros e a empresa está à venda!

O primeiro pensamento é vender tudo, sem exceção, ao novo empresário que irá lidar com o negócio dali por diante! O levantamento financeiro foi feito, previsão de vendas e crescimento calculados, imóveis e ativos precificados, e, por fim, o preço foi definido!

Mas seria esta a maneira mais correta na hora da venda? Muitas vezes algo importantíssimo passa batido nessa conta: o cálculo do valor da marca que você criou para o negócio!

Vender tudo sem considerar o valor imensurável da marca do negócio (que pode ser mensurado e precificado) é o mesmo que jogar dinheiro fora (literalmente)!

Da mesma forma que o preço do negócio pode ser calculado, o valor da marca (apelido/nome fantasia) do seu negócio ou produto também pode ser mensurado e, inclusive, ser vendido separadamente da parte física da empresa. Pode também ser licenciado, "cedido" mediante remuneração entre diversas outras possibilidades comerciais e jurídicas.

Porém, para que isso tudo seja possível, esse nome fantasia, o "apelido" do seu negócio ou produto, precisa estar juridicamente protegido e registrado junto aos órgãos responsáveis pela concessão de registro de marcas. No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas e patentes é o INPI - Instituto Nacional da Propriedade Intelectual.

Uma vez que o nome do negócio está registrado, ele poderá ser vendido como um patrimônio à parte, poderá ser licenciado (como um modelo de franquia), poderá fazer o licenciamento de sua marca (nome ou logotipo) para produtos, publicidades, patrocínios, entre outros fins!

Imaginemos que a "Empresa Exemplo" NÃO POSSUÍA, junto ao INPI (órgão responsável pelo registro oficial de marcas e patentes no Brasil) sua marca registrada (nome e logo) e, após a venda, um dos primeiros atos do novo dono tenha sido o registro da marca.

Logo, qualquer uso, publicidade, divulgação e outras situações utilizando o nome "Empresa Exemplo" poderá ser juridicamente questionado como violação de direitos de marca, podendo inclusive acarretar em multa de dezenas ou mesmo centenas de milhares de reais! Imagine o tamanho do prejuízo!!

Imaginemos, porém, que  o proprietário da "Empresa Exemplo", logo ao abrir o negócio (ou antes de vendê-lo), procurou a CPS Marcas e Patentes e efetuou o registro da marca do negócio ou produto antes da venda!

Agora de posse do registro de marca com validade de 10 anos (decênio), terá então a opção de vendê-lo juntamente com o negócio (com seu valor incluso ou separado do negócio principal) ou efetuar a cessão dos direitos de uso, mantendo-se ainda o titular/proprietário da marca, autorizar seu uso em ações de marketing e publicidade, licenciar seu negócio em forma de franquia (ao invés de vendê-lo) entre outros.

Este exemplo, embora fictício e sem exemplos monetários, serve para destacar a importância, relevância e potencial de valorização da sua empresa com a marca do negócio registrada e sem registro, podendo ser elemento crucial para gerar lucros ou perder o potencial de multiplicá-los.

Se você é um empresário já consolidado, empreendedor ou mesmo desenvolvedor de um produto, não deixe de procurar hoje mesmo os serviços de um profissional em Marcas e Patentes.

Vale destacar que o processo de registro de uma marca dura em média 12 meses (podendo se estender caso haja oposições ao registro, manifestação de terceiros no processo, entre outras questões e prazos processuais).

Se você tem um negócio e deseja ter essa proteção para o seu negócio, fale conosco e contrate já nosso serviço de registro de marca e/ou serviço de vigilância e monitoramento de marca!

Nós, da CPS Marcas e Patentes oferecemos serviço ágil e 100% online para a realização do registro de sua marca! E o melhor, você pode contratar nossos serviços com parcelamentos que cabem no seu bolso!!


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Em caso de dúvidas, fale conosco através de nosso formulário de contato, de nosso webchat ou através do e-mail:

atendimento@cpsmarcasepatentes.com.br